41 3462-1190 Seg Qui Sex das 11:30 -15:00 | Sab e Dom das 11:30 - 16:00 Largo Dr. José Pereira, 152 Morretes - Paraná - Brasil

8 Coisas para Conhecer em Morretes

Somos morretianos de coração e amamos essa cidade que nos acolheu com tanto carinho. Esse post é uma homenagem aos lugares que adoramos visitar e que sempre indicamos para os turistas que desejam conhecer algo a mais e ir além dos roteiros tradicionais aqui de Morretes. Pegue papel e caneta, ou anote no seu celular todas as dicas que vamos dar a seguir:

Saia da Rotina: 8 Coisas para Conhecer em Morretes

1 – Se Hospedar na Pousada Graciosa e Visitar a Cervejaria Porto de Cima 

8 Coisas para Conhecer em Morretes - Pousada Graciosa

Aqui o roteiro é 2 em 1. Vale a pena se hospedar da Pousada Graciosa para, além de estar imerso na floresta que envolve a pousada, poder apreciar excelentes cervejas artesanais da Cervejaria Porto de Cima, ambas dos proprietários Miriam e Curt Matherne.

A Pousada Graciosa nasceu em 2001 com o sonho de oferecer aos seus visitantes e amigos a experiência única de passar a noite no coração da Floresta Atlântica, um dos mais distintos e ricos biomas do mundo.

“Para nós, a Graciosa é nossa casa, nosso pequeno pedaço de paraiso no meio da Floresta Atlântica. E é com imenso prazer que dividimos nossa casa e nosso sonho com todos aqueles, que como nós, também são amantes da natureza.”, exalta o casal.

8 Coisas para Conhecer em Morretes - Cervejaria Porto de Cima

O que teve início na cozinha da Pousada Graciosa, em 2014 se transformou na Porto de Cima Brewing Company. Ela possui uma capacidade de produção de até 2 mil litros por mês, mas produz 500 litros, comentou Curt em entrevista ao Blog do Celso. Leia a matéria completa aqui.

Com mais de 15 rótulos, o grande diferencial é que traz os aromas do litoral paranaense, pois utiliza a riqueza da nossa água e da nossa terra, para produzir as cervejas artesanalmente.

Pousada Graciosa e Cervejaria Porto de Cima: 

Estrada da Graciosa, Km 8. 

2 – Conhecer a Cachaçaria Porto Morretes 

A cultura da cachaça é muito forte em Morretes e deve ser roteiro obrigatório conhecer a produção local.

O alambique  da Cachaçaria Porto Morretes foi construído aos pés do Pico Do Marumbi. Em 2016, a Porto Morretes Premium, foi eleita a melhor cachaça do Brasil em uma prova às cegas realizada durante a 2ª edição da Cúpula da Cachaça, o concurso de cachaça mais importante do país.

As visitas acontecem de segunda à sexta das 8:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00. Aos sábados das 8:30 às 11:30.E para fazer o agendamento, basta ligar no telefone: 041 3462-2743. 

Cachaça Porto Morretes: 

Link Google Maps: https://goo.gl/maps/Dn1wk

3 – Visitar a Produção das Cachaças Ouro de Morretes da Casa Poletto

Outro passeio obrigatório para entrar na cultura da cachaça da região. A 2,4 km do centro
de Morretes, a Casa Poletto também oferece visitas guiadas ao seu alambique.

A Cachaça Ouro de Morretes/Casa Poletto ganhou Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2014 e 2016.

Casa Poletto:

Estrada do Anhaia, Km 2,4. 

4 – Passeio pelo Ekoa Park

Aos pés da Serra da Graciosa, o Ekoa Park é indescritível. Um parque que homenageia nossas belezas naturais e conscientiza sobre a importância da preservação ambiental. Ele foi criado a partir do intuito de proteger e preservar 238 hectares de Floresta Atlântica.

Um programa para toda família que vai encantar crianças e adultos que podem aproveitar tirolesa, arvorismo, rapel e voo de balão cativo. Também podem fazer trilhas para conhecer a diversidade e as características do nosso bioma.

Ekoa Park:

Estrada da Graciosa, Km 18,5, São João da Graciosa.

5 – Visitar a Igreja Matriz e Apreciar a Via Sacra Pintada por Theodoro de Bona

8 Coisas para Conhecer em Morretes - Igreja Matriz com Via Sacra pintada por Theodoro de Bona

A Igreja Matriz de Morretes é uma das poucas igrejas do Paraná a possuir uma Via Sacra pintada à óleo. Produzidas entre 1976 e 1977 pelo pintor Theodoro de Bona, as quatorze telas foram feitas à pedido do padre Walter, na época, pároco de Morretes.

8 Coisas para Conhecer em Morretes - Igreja Matriz com Via Sacra pintada por Theodoro de Bona

Além de produzir as telas, as molduras foram douradas pelo próprio artista com ouro em folha, que havia trazido da Itália,  como contou sua sobrinha, Ligia de Bona Carvalho.

Em 1978, depois de ter sido exposta na Biblioteca Pública do Paraná, os quatorze quadros seguiram para Morretes.

Igreja Matriz Morretes:

R. Cel. Modesto – Centro

6 – Almoçar no Empório do Largo e Conhecer nossa Casa Histórica

Claro que não poderíamos deixar de indicar nosso restaurante e espaço cultural. Além de oferecermos os pratos típicos de Morretes, como o famoso Barreado, sempre fazemos algum agito cultural em nossa casa, construída em 1733 (conheça a história aqui).

A casa do Empório do Largo: O Restauro da Arquitetura de Morretes

Quem nos visita pode apreciar alguma exposição de artistas locais, shows especiais, e se a época for de Carnaval, poderá festar conosco junto com o nosso Bloco do Aconchego. Além disso, nosso ambiente está repleto de itens históricos e nostálgicos, que você pode ver alguns deles aqui.

Pode ter certeza, ao visitar o Empório do Largo o turista sempre encontrará alguma novidade.

Empório do Largo:

Largo Dr. José Pereira, 152.

7 – Sorveteria Sabor da Fruta

8 Coisas para Conhecer em Morretes - Sorveteria Sabor da Fruta

Uma sorveteria com espírito familiar e muita ligação com Morretes. Hoje, quem toca a Sorveteria Sabor da Fruta é o seu Pedro, com o filho Márcio, que oferecem aos clientes sabores criativos e invenções mirabolantes e deliciosas como: abóbora, beijinho, bom bocado, mate com limão, creme com banana caramelizada, coco com abacaxi – o campeão de vendas, entre outros.

Márcio nos contou que a história do Sabor da Fruta começou há muito tempo. Na década de 50, seus avós tinham um restaurante na cidade e adquiriram uma máquina de fazer sorvete. Com isso, Seu Pedro (Pai de Márcio) saia vender sorvete pelas ruas.

Na década de 80, seu pai mudou-se para Curitiba e, junto com sua mãe Vera Lúcia, abriu a sorveteria na capital. Quando Seu Pedro se aposentou, voltaram para Morretes e reabriram a sorveteria.

“Há dois anos, minha mãe faleceu e eu vim de Curitiba para ajudar meu pai. Ele não queria mais dar continuidade e eu incentivei ele a continuar. No momento, eu estou aprendendo com ele como fazer sorvete para levar para frente nossa história”, explica Márcio.

Vale muito a pena apreciar e escolher os variados sabores da sorveteria. Super dica!

Sorveteria Sabor da Fruta: 

Rua 15 de Novembro, 395. 

8 – Dar um pulo na Lanchonete Nossa Senhora do Porto

Uma lanchonete muito tradicional de Morretes, conhecida também como Lanchonete do Luiz Felipe, nome do proprietário, já falecido. Hoje quem cuida é sua esposa, Dona Dyrce. Indicamos apreciar o delicioso bolinho de camarão, pão d`água com molho e a cueca virada do dia.

Uma ótima opção para um fim de tarde no centro de Morretes.

Lanchonete Nossa Senhora do Porto:

Rua 15 de Novembro, 1030.

 

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

Participe, mande suas dúvidas e comentários!

Empório do Largo

Restaurante à beira do Rio Nhundiaquara
especializado em pratos típicos, como
Barreado e Frutos do mar.

41 3462-1190

Seg Ter Sex das 11:30 -15:00 | Sab e Dom das 11:30 – 16:00

Largo Dr. José Pereira, 152 Morretes – Paraná – Brasil