41 3462-1190 Seg Qui Sex das 11:30 -15:00 | Sab e Dom das 11:30 - 16:00 Largo Dr. José Pereira, 152 Morretes - Paraná - Brasil

Bloco do Aconchego: Carnaval em Morretes à moda Antiga!

Aproveitar o Carnaval na companhia dos amigos e da família, em uma confraternização que exalta a cultura de Morretes e resgata os verdadeiros valores dessa linda festa. O Bloco do Aconchego, que saiu pela primeira vez em 2016, teve sempre a intenção de mostrar como nós, do Empório do Largo, gostamos de brincar o carnaval: na rua, com marchinhas, muitas risadas, acompanhando o bloco passar. Consequentemente,  essa iniciativa deu início ao resgate da cultura de blocos de Carnaval em Morretes.

Carnaval em Morretes à Moda Antiga

O nome do bloco homenageia o Largo do Aconchego, como era chamado o local onde está localizado o Empório do Largo. E a grande inspiração para o Bloco do Aconchego foi a tradição do Entrudo, que deu origem ao carnaval, e consistia em três dias de muita brincadeira na rua para anunciar a aproximação da quaresma.

O objetivo é reunir pessoas que buscam uma diversão sadia, diferente de muitos carnavais que vemos por ai. “O exercício da brincadeira é uma coisa comunitária. Juntamos os amigos que puderam brincar o carnaval na infância e que sentem saudades dessa época. A cidade muda com eventos que levam a população para rua e que mostram que é possível compartilhar e aprender a brincar juntos”, comenta Filipe Castro, um dos idealizadores do Bloco do Urso do Seu Lourenço e do Bloco do Aconchego.

Carnaval em Morretes com o Bloco do Aconchego.

O Bloco do Aconchego foi uma das formas para proporcionar tudo isso para quem passa o Carnaval em Morretes.

“Queremos resgatar a cultura do carnaval de rua que infelizmente se perdeu. Atualmente, a maioria das festas no litoral paranaense não têm conscientização cultural. Reproduzem o que é feito em outros lugares, sem identidade e com músicas que não atraem a família”, explica Luiz Guilherme Peralta, proprietário do Empório do Largo.

Carnaval Sem Marchinha não é Carnaval!

Bom, carnaval à moda antiga tem que ter marchinha. E a primeira marchinha do Bloco do Aconchego foi a história do barreado e do entrudo, contextualizando a casa, o largo e o modo antigo de curtir o carnaval. Escute a marchinha:

Aconchego do Largo – Marchinha Bloco do Aconchego 2016:

Composição: Carlos Ferraz
Arranjos e Produção Musical: Davi Oliveira
Produção Técnica: Filipe Castro [São Saruê Label]

Em 2017, o tema da marchinha foi a natureza ao redor de Morretes. Fechamos uma parceria muito legal  com o Ekôa Park, que ganhou alusão no refrão. Outro grande parceiro que apoiou o Bloco foi a Cervejaria Porto de Cima. Escute a marchinha:

Ecoa, Morretes – Marchinha Bloco do Aconchego 2017:

Composição: Carlos Ferraz
Arranjos e Produção Musical: Davi Oliveira
Produção Técnica: Filipe Castro [São Saruê Label]

Como tradição, o Bloco do Aconchego sai sempre na segunda-feira de Carnaval, às 17h. Fique ligado que nos próximos dias iremos divulgar todas as informações do Bloco do Aconchego 2018 e a nova marchinha. Já adiantamos o tema: a produção local de Morretes.

Tem muita coisa boa e deliciosa na letra! =)

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

Participe, mande suas dúvidas e comentários!

1 Response