41 3462-1190 Seg Qui Sex das 11:30 -15:00 | Sab e Dom das 11:30 - 16:00 Largo Dr. José Pereira, 152 Morretes - Paraná - Brasil

Bloco do Aconchego 2018: Nova Marchinha e Identidade Visual

Homenagear o ciclo econômico da erva-mate em Morretes, junto com a produção rural e orgânica que encontramos por aqui. Esses foram os pilares que o Empório do Largo escolheu como base para o tema da marchinha do Bloco do Aconchego em 2018. Como de costume, convidamos grandes parceiros para tirar as ideias do papel.

O que Carmen Miranda tem a ver com Paraná, mate, cachaça, banana e orgânicos? Daremos um tempo para você pensar… (1, 2, 3) Bom, talvez a primeira coisa que pensou foi algo relacionado à frutas. Mas existe uma resposta concreta. A arte e o tema do Bloco do Aconchego em 2018 misturam, respectivamente, a alegria e as cores da ícone Carmen Miranda, com algumas das várias maravilhas de Morretes: erva-mate – por muito tempo beneficiada na região; cachaça; banana; e demais alimentos orgânicos, todos produzidos por diversas famílias locais.

A Concepção do Tema do Bloco do Aconchego 2018

Em seu terceiro ano, o Bloco do Aconchego convidou o artista plástico morretense Neimar Proença para criar toda identidade visual,  e o pernambucano Carlos Ferraz, músico/compositor responsável pela letra “Veneno Não É Legal”. As marchinhas de 2016 e 2017 também foram compostas por ele. Confira aqui!

Aproveite também para visitar a Exposição Rostos & Retratos – com obras do Neimar Proença 

A partir do tema definido pelo Empório do Largo, Carlos Ferraz colocou alguns elementos que caracterizam a produção local. “Coloquei na letra o que Morretes produzia no passado e o que produz hoje. Como pedido do Luiz [Guilherme Peralta, proprietário do Empório do Largo], enfatizei a produção natural, algo que cresceu muito na região, citando a junção da agricultura familiar com a agricultura orgânica”, explica o compositor.

Veneno Não É Legal – Marchinha Bloco do Aconchego 2018

Vem conhecer minha terra,

uma beleza sem igual

Por muito tempo alimentou o Paraná

Com sua produção natural

Mate, gengibre, e banana, cachaça artesanal

Famílias plantando orgânicos

Veneno não é legal

Tem cheiro e sabor no Largo

Pra brincar o Carnaval

 Composição: Carlos Ferraz
Arranjos e Produção Musical: Davi Oliveira, Filipe Castro e Carlos Ferraz
Produção Musical: Filipe Castro [São Saruê Label]

Após a letra ser criada, o artista Neimar Proença desenvolveu o conceito visual:

Arte criada pelo artista Neimar Proença para o Bloco do Aconchego 2018. Inspirado em Carmen Miranda e as riquezas de Morretes.

“Foi um grande desafio, porque vira parte de uma composição de um outro artista, numa linguagem que não é a sua, nesse caso a música. Fiz uma tradução não literal, com muita liberdade para criar. Foi muito interessante aproveitar essa oportunidade para apresentar o meu trabalho para a comunidade artística e para todos que gostam da atividade cultural do carnaval”, comenta Neimar.

Mas por que homenagear Carmen Miranda?

Neimar explica: “São vários os elementos que podem representar o carnaval, mas como o meu trabalho é muito focado na figura feminina, resolvi homenagear Carmen Miranda. Primeiro por ser um ícone da identidade nacional,  segundo porque a maneira como ela tratava a personagem transbordava alegria, irreverência, sempre com muitas  cores em seu figurino, e por isso, nada mais justo do que homenagear uma figura tão importante”.

Quando eu penso em alegria, música e carnaval, de alguma forma Carmen Miranda me vêem a mente – Neimar Proença

Carnaval desde criancinha!

Sobra a cultura do carnaval, Carlinhos Ferraz conta que vive essa energia desde criança: “A cultura do carnaval chegou na minha vida quando nasci. Sou de Olinda, Pernambuco, e sempre estive envolvido com o carnaval. Conhecendo o Luiz e todo pessoal do Empório do Largo, me animei a participar do Bloco do Aconchego. A parceria está em seu terceiro ano e mais uma vez gostei muito de fazer esse trabalho”.

O primeiro contato de Carlinhos com a cidade de Morretes o encantou logo de cara. “Meu primeiro contato com Morretes foi há muito tempo, quando cheguei aqui pela primeira vez, há 20 anos, para comer um Barreado. Achei a cidade um cenário de filme, me encantei. Morretes é uma cidade maravilhosa, tema pra marchinhas nunca vai faltar, tem muita coisa boa para se falar”, exalta Carlinhos.

PROGRAMAÇÃO DO BLOCO DO ACONCHEGO 2018

Se você se interessou em curtir o carnaval com o Bloco do Aconchego, seguem as informações para você brincar conosco:

17h – Concentração com muito barreado para todos os foliões.
SAÍDA DO BLOCO – Na hora que a Kombi funcionar!  *após o fim do Bloco, a festa continua no Empório do Largo

Valores:
R$ 40,00 – Camiseta com Bico Seco
R$ 60,00 – Camiseta + Caneca + Chopp Artesanal liberado na Kombi durante o percurso do Bloco.

Adquira sua camiseta no Empório do Largo, ou entre em contato pelo Telefone: 41 3462-1190 ou Whatsapp: 41 9242-4017

ORGANIZAÇÃO:

Empório do Largo

APOIO:
Porto de Cima Brewing Company
Bastards Brewery

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Comentários

Participe, mande suas dúvidas e comentários!

1 Response